Notícias

ESTUDANTES DA UFMA INICIAM GRAVAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE PIQUIÁ DE BAIXO

Notícias

ESTUDANTES DA UFMA INICIAM GRAVAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE PIQUIÁ DE BAIXO

Estudantes de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciaram no mês de março de 2015 a gravação de um documentário na comunidade de Piquiá de Baixo.

 

O documentário é o trabalho de conclusão de curso dos estudantes Mikaell Carvalho e Julielli Soares, orientados pelo professor Antonio Fabrício. A previsão para ser apresentado ao curso de Comunicação da UFMA de Imperatriz é no mês de julho desse ano.

 

Abordando a temática do processo de reassentamento do bairro Piquiá de Baixo, que está localizado no município de Açailândia-MA, o documentário se propõe a resumir em 15 minutos, o contexto de lutas e conquistas das famílias de Piquiá. As gravações seguem até o fim do mês de abril.

 

Julielli explica que gravar o documentário sobre Piquiá de Baixo é uma iniciativa para preservar a história do bairro e de seus moradores. “Buscamos também dar visibilidade à causa daqueles que enfrentam problemas socioambientais ocasionados por esse modelo de progresso”, afirma.

 

O estudante Mikaell Carvalho conta que a comunidade tem acolhido o projeto com ânimo, e estão colaborando com a produção do documentário. “Ao saber que alguém quer, e vai retratar a sua história parece dar mais esperança de que o final feliz está cada vez mais próximo”, diz.

 

As famílias de Piquiá de Baixo lutam há quase uma década para conseguirem o reassentamento do bairro. Em 2014, o Tribunal de Justiça do Maranhão, confirmando a decisão do juiz de Açailândia, Ângelo dos Santos, determinou a desapropriação do terreno para onde o bairro será deslocado.

 

Domingos de Almeida

Notícias recentes

Inscreva-se para receber nosso Boletim de notícias