Notícias

PROJETO URBANÍSTICO E HABITACIONAL DE PIQUIÁ DE BAIXO É APRESENTADO DURANTE FÓRUM SOCIAL URBANO

Notícias

PROJETO URBANÍSTICO E HABITACIONAL DE PIQUIÁ DE BAIXO É APRESENTADO DURANTE FÓRUM SOCIAL URBANO

O reassentamento da população de Piquiá de Baixo é um sonho para mais de 300 famílias que há décadas vivem em meio a poluição gerada por cinco siderúrgicas. Os últimos dias foram de comemoração e esperança para todos eles. Aconteceu ontem (8), na Colômbia, a apresentação do projeto urbanístico e habitacional do novo bairro.

O projeto urbanístico e habitacional de Piquiá de Baixo foi construído em mutirão entre arquitetos da USINA CTAH e os moradores do bairro. Por isso ganhou notoriedade diante de entidades internacionais que discutem sobre a qualidade urbana.

 

A apresentação ocorreu na cidade de Medellin, durante o 7º Fórum Urbano Social Urbano Alternativo e Popular e contou com a participação de representantes de diversos países, como Colômbia, Argentina, Peru, Bolívia, Guatemala, México, Itália, Tunísia, Estados Unidos, África do Sul e Bélgica.

A apresentação do projeto urbanístico e habitacional de Piquiá de Baixo no Fórum Social Urbano se deve ao fato de ter sido contemplado com o prêmio de menção honrosa dentro do primeiro concurso latino-americano de habitação popular. O prêmio será entregue amanhã (10), às 11h00, horário de Medellin.

 

“Na ocasião também foi realizado um workshop organizado pela Aliança Internacional dos Habitantese permitiu que os participantes do Fórum Urbano pudessem conhecer os projetos que ganharam os prêmios do primeiro concurso latino-americano de habitação popular, dentre eles o de Piquiá”, conta Antônio Soffientine que representou a Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá de Baixo no evento.

 

O workshop internacional contou com a presença de arquitetos da Suíça e da Inglaterra e da Diretora da Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades do Brasil.

 

Rede Justiça nos Trilhos

Notícias recentes

Inscreva-se para receber nosso Boletim de notícias